Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> O Evangelho de Maria Madalena


Matérias - Enviado dia 18 de Fevereiro de 2003

O Evangelho de Maria Madalena

Muitos se assustam ao ouvir dizer que existe um evangelho de Maria Madalena. Como? Uma prostituta escreveu um evangelho? O estudo acurado dos escritos apócrifos, isto é, textos sagrados que não entraram na Bíblia, nos proporciona descobertas inusitadas



<%=Rs("titulo")%>


"Maria Madalena com Jarro" de Luini

Muitos se assustam ao ouvir dizer que existe um evangelho de Maria Madalena. Como? Uma prostituta escreveu um evangelho? O estudo acurado dos escritos apócrifos, isto é, textos sagrados que não entraram na Bíblia, nos proporciona descobertas inusitadas: Maria Madalena não era prostituta; Jesus a amava muito; A nossa devoção Mariana tem sua origem nos apócrifos. Os apócrifos do Segundo Testamento (Novo Testamento) são em torno de 60 e os do Primeiro Testamento, 52.
O Evangelho de Maria Madalena tem muito a contribuir com os estudos recentes sobre as origens do cristianismo. Com grande probabilidade estamos diante de um texto fundador do cristianismo. Ele chegou até através de um manuscrito grego datado, provavelmente no ano 150 da Era Comum (E.C.), e na sua tradução para o copta saídico (língua usada no Egito), no século V da E.C. O texto está organizado em forma de páginas, das quais nos faltam as de número 1 a 6 e 11 a 14.

Contrário aos evangelhos sinóticos (Mc., Mt. E Lc), os quais, a partir do relato da paixão, morte e ressurreição de Jesus, relatam a infância e a missão de Jesus, o gênero literário do Evangelho de Maria Madalena corresponde ao que chamamos de ditos e sentenças. E Maria Madalena dizendo o que Jesus disse.

Postulamos em nossa interpretação que o objetivo desse evangelho seria o de reagir contra a institucionalização do cristianismo na linha hierárquica e masculina. E foi por isso que Maria Madalena e sua comunidade procuraram interpretar a mensagem do mestre Jesus de modo integrador. Jesus, contrariamente à linha judaica, essênica e farisaica, esteve sempre próximo às mulheres, pecadores e enfermos. Os evangelhos canônicos, os que estão na Bíblia, não negaram essa postura de Jesus, mas, por outro lado, minimizaram a liderança de mulheres apóstolos e discípulas de Jesus, como Maria Madalena. O Evangelho da comunidade de Maria Madalena conservou discussões teológicas entre Maria Madalena, Pedro, Lavi e André sobre a pessoa e missão Jesus transmitidas por ele a Maria Madalena, nas quais encontramos novidades que a tradição achou por bem deixar de lado. Vamos ler e interpretar o Evangelho de Maria Madalena tendo em vista o diálogo com esses textos primitivos que muito nos iluminam a reflexão hodierna sobre a espiritualidade e gênero. Convido a você, caro leitor (a) a acompanhar as reflexões que faremos sobre a personagem de Maria Madalena e seu evangelho. A nossa intenção será de destruir os preconceitos criados historicamente em torno a Maria Madalena para, assim, reconstruí-la como paradigma de fé e apóstola de Jesus.

http://www.franciscanossantacruz.org.br/jacir.htm


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

17 Comentário(s).
  • Comentário que os leitores mais gostaram:

    Rode Madalena de Jesuz

    Rode Madalena de Jesuz | 11 de Março de 2009 | Escreva para o autor do comentário

    48 leitores gostaram da opinião | 29 reprovaram a opinião

    Muitas pessoas que assistiram ou leram o código da Vinci acham-no apenas uma invenção satânica de Dan Brown, Mas, na Bíblia há varias evidencias que nos levam a crer que realmente Jesus Cristo e Maria Madalena tinham um relacionamento amoroso e deste relacionamento teria nascido uma menina.
    Bem, ai já começam as polemicas porque a Bíblia deixa bem claro que Cristo amava João (João cp.20-21´ Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? 22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. 23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? 24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro`. Mas, no evangelho de Maria Madalena Pedro disse a Maria: “Irmã, sabemos que o Salvador te amava mais do que qualquer outra mulher. Conta-nos as palavras do Salvador, as de que te lembras, aquelas que só tu sabes e nós nem ouvimos”.
    Maria Madalena respondeu dizendo: “Esclarecerei a vós o que está oculto”. E ela começou a falar essas palavras: “Eu…”, disse ela, “Eu tive uma visão do Senhor e contei a Ele: ‘Mestre, apareceste-me hoje numa visão’. Ele respondeu e me disse: ‘Bem-aventurada sejas, por não teres fraquejado ao me ver. Pois, onde está a mente, há um tesouro’. Eu lhe disse: ‘Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou com o espírito?’ Jesus respondeu e disse: “Não vê nem com a alma nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos - assim é que tem a visão. E se Cristo amava João porque então teria tido uma filha com Maria Madalena? É porque João e Maria Madalena eram a mesma pessoa. Jesus Cristo precisava de alguém de sua alta confiança que pudesse se infiltrar entre seus perseguidores e obtiver informações e este alguém era João que na verdade era Maria Madalena. Veja por que:
    1- (Marcos cp.14-51´ E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. 52 Mas ele, largando o lençol, fugiu nu`.) Este Jovem era Maria Madalena, pois não convém que um homem saia nu só enrolado em um lençol já uma mulher seria mais normal, ela fugiu por que estava com Cristo e também seria presa, mas, se vestiu e voltou para negociar a prisão de Jesus Cristo. (João cp.18- 15´ E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote`.)
    2- (João cp.1-1 ¶ ´E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. 2 Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram. 3 Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
    4 E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. 5 E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou. 6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, 7 E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu`.) Maria Madalena foi o primeiro discípulo a chegar ao sepulcro, viu-o aberto foi e avisou a Pedro, Pedro saiu correndo e foi ver e Maria Madalena voltou com Pedro, veja só Marcos também narra esse fato, mas, diz que apenas Pedro foi Ao sepulcro porque Marcos não sabia quem era Maria Madalena. (Marcos cp.24-12 ´Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso`.
    3- (Terceira carta de João cp.4´ Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade`.) João Madalena teve filhos e um de seus filhos é citado em (Atos cp.12-12´ E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. 13 E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar; 14 E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta. 15 E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo`.)
    4- (João cp.20-13´ E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram`.) Maria Madalena deveria ter dito, levaram o nosso senhor ou levaram o Messias, mas, Ela diz ´levaram o meu Senhor`, fazendo referencias claras de Cristo sendo seu companheiro.
    5- (Apocalipse cp.21- 9 ¶ ´E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro`.) O Anjo diz que vai apresenta a noiva que é Jerusalém à mulher do Cordeiro que é João Madalena.
    6-(Apocalipse cp.19-7 ´Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou`.)???
    7-(João cp. 19-25´ E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa`.) Maria Madalena era o discípulo que Cristo amava e estava ali perto de sua mãe, pois todos os discípulos estavam escondidos com medo dos Judeus. (João cp. 20-19´ Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco`.)
    8- ( Atos cp. 8-33 ´Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra`.) ????
    9- Se até aqui não ficou claro então leia os evangelhos de Felipe, Maria Madalena… Muitas pessoas ficam indignadas ao ouvirem falar do evangelho de Maria Madalena, há como pode uma prostituta ter um evangelho a respeito de Cristo? Maria madalena não era prostituta não há nada na Bíblia que ligue Maria Madalena à mulher adultera, pois, é estas pessoas que dizem isso nunca leram a Bíblia, só ouvem o que os outros dizem. Aquela mulher adultera (João Cp8-1ao11) que a Bíblia não cita nome, Maria Irma de Lázaro (Lucas Cp7-50, Cp11-2) e Maria Madalena, pela lógica não são a mesma pessoa coma as igrejas ensinam. A mulher adultera, Cristo salvou à no pátio do Alpendre que é Jerusalém, e Maria Irma de Lázaro era de Betânia, (Lucas Cp7-50), o e se Cristo já tinha salvado a mulher adultera (João Cp.8 -1ao11,), não tinha necessidade de salva-la de novo em Betânia, (Lucas Cp7-50, João Cp.11-2), e o nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localidade na costa ocidental do Mar da Galileia. E Maria Madalena só e citada pela primeira vez na Bíblia quatro dias antes de Cristo ser crucificado (Lucas Cp.7-2, João Cp12-1.) Depois disso João Madalena discípulo que Cristo amava sai de sena.Por quê???
    10- A cronologia Bíblica diz que João Madalena morreu por volta do ano 80 aos 100 depois de Cristo, isso só foi possível porque João passou a viver só como Maria Madalena.
    Os donos de igrejas não aceitam os chamados livros apócrifos como o evangelho de Felipe e outros e dizem para seus fieis que a Bíblia é bem clara a respeito de Jesus Cristo. Na Passagem de Cristo pela terra Ele teve muitos perseguidores e por isso não falava abertamente para as pessoas, mas, sim por códigos. (Mateus cp.13-10 E, ´acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis`).(Lucas cp.8-9.
    Outros já acham que Bíblia tem varias interpretações e por isso não devemos ler a, mas, dizer isso é o mesmo que dizer que a soma de dois mais dois nem sempre será quatro. Bom, como anda a humanidade hoje nem sempre é mesmo, mas, vamos supor que o resultado da soma de dois mais dois sempre seja quatro e resolver esta equação porque um homem de nome Leonardo da Vinci resolvel esta equação nos deu o resultado e deixou a resolução á critério de quem quiser sair da mesmice.Rode Madalena de Jesuz.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário

Mostrando as 5 primeiras.
Ver todas as 17 opiniões.



Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Frei Jacir de Freitas

Frei Jacir de Freitas

NOSSO CANAL NO YOUTUBE


ESPECIAL ASSOMBRADO.COM.BR


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1