Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Madre Teresa de Calcutá


Matérias - Enviado dia 28 de Outubro de 2003

Madre Teresa de Calcutá

Nesta matéria veremos uma coletânea de frases e reflexões sobre o propósito da vida, da fé, amor e esperança...



Apresentação

Nesta matéria veremos uma coletânea de frases e reflexões sobre o propósito da vida, da fé, amor e esperança..., ditas por esta que é considerada Mãe dos Pobres, respeitada mundialmente por presidentes e sacerdotes de diversas religiões.

O bem ela já fazia em vida, hoje ela faz milagres!

No último dia 21 de outubro deste ano, foi celebrada a beatificação de Madre Teresa de Calcutá, o primeiro passo para que a igreja católica reconheça oficialmente a freira como uma santa. O Pedido foi solicitado pelo então Arcebispo da Índia, movido pela cura milagrosa de uma mulher, segundo ele atribuída a Beata Teresa. A cerimônia celebrada no Vaticano, foi acompanhada por milhares de fies pelo mundo todo. Todo o processo de Canonização é lento precisa ser bem documentado, mas em resumo, é necessário que sejam atribuídos a interseção da Madre em pelos três prodígios milagrosos.

Madre Teresa conquistou o respeito de presidentes e sacerdotes de diversas crenças e religiões. Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, é considerada a Mãe dos pobres. Vamos ver como tudo isso aconteceu.

Madre Teresa de Calcutá
Madre Teresa de Calcutá

FRASES E REFLEXÕES

Sobre o propósito da vida

Você sabe o que quer da vida? Talvez ache que não tenha nenhum talento que valha a pena desenvolver. Mas todo mundo tem algum de especial. Vejamos o que Madre Teresa pensa a respeito:

“Onde quer que Deus o tenha colocado, essa é a sua vocação.
Não é o que fazemos, mas o amor com que o fazemos que conta.” (Madre Tereza de Calcutá)

Uma vez pedi um conselho a meu confessor sobre a minha vocação. Perguntei:
“Como posso saber se Deus está me chamando e para que Ele está me chamando?”
Ele me respondeu: “Você saberá por intermédio de sua felicidade. Se estiver feliz com a idéia de que Deus a chama para servi-Lo e a seu próximo, essa será a prova de sua vocação. O contentamento profundo do coração é como um imã que indica a estrada da vida. É preciso seguí-lo, ainda que você entre em um caminho cheio de dificuldades.” (Madre Tereza de Calcutá)

O amor de Deus

“Deus ama o mundo por intermédio de nós” (Madre Tereza de Calcutá)

Para resistir às tempestades da Vida

“A Providência sempre vem em nosso auxílio.
Quando a necessidade é imediata, a intervenção da Providência é sempre imediata.
Nem sempre é uma questão de grandes quantias, mas é necessário para momento.” (Madre Tereza de Calcutá)

Para não se sentir entediado da vida

Você não é obrigado a vencer, mas é obrigado a ser verdadeiro. Não é obrigado a ser bem-sucedido, mas é obrigado a viver segundo o que tiver. (Pensamento de Abrahm Lincon)

Diante dessa verdade Madre Teresa apresenta uma solução simples:

“Preencha o seu coração até ele ser capaz de conter o dom de Deus em Si mesmo.” (Madre Tereza de Calcutá)

Faça o melhor que puder

“O que você faz, eu não posso fazer.
O que eu faço, você não pode fazer.
Mas juntos eu e você podemos fazer alguma coisa grande.” (Madre Tereza de Calcutá)

“Se não pudermos fazer grandes coisas – façamos com grande amor as pequenas coisas.” (Madre Tereza de Calcutá)

Vivendo com equilíbrio

“O meu segredo é muito simples. Eu rezo.” (Madre Tereza de Calcutá)

Construindo a Vida

“Não precisamos realizar grandes obras afim de mostrarmos um grande amor por Deus e pelo próximo. É a intensidade do amor que colocamos em nossos gestos que os torna algo especial para Deus e para os homens.” (Madre Tereza de Calcutá)

Entregue seu coração ao que realmente importa.

“Acredito que uma pessoa que se prende a riquezas, que vive preocupada com riquezas, é na verdade muito pobre.” (Madre Tereza de Calcutá)

Provérbios 22:1 Um bom nome é mais desejável do que grandes riquezas; ser estimado é melhor do que prata e ouro.

Lidar com a riqueza

“Está nas mãos de Deus dar ou retirar, portanto, partilhe o que você recebeu e isso inclui você mesmo.” (Madre Tereza de Calcutá)

Para ser feliz

“Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.” (Madre Tereza de Calcutá)

SUA HISTÓRIA

Nasceu para os pobres

Madre Teresa nasceu no sul da antiga Iugoslávia em 1910, foi batizado com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu, filha de Nicolau e de Rosa. Pouco se sabe sobre sua infância. Na adolescência se destacava pela bela voz e logo se converteu na solista do coro da igreja local. Freqüentou a escola estatal depois ingressou na Congregação Mariana. Desde cedo já se mostrava preocupada com a miséria material e espiritual de tanta gente. O seu sonho era o trabalho missionário junto dos pobres na Índia..

A Origem do Nome Teresa

No dia 24 de Maio de 1931, faz a profissão religiosa, emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência tomando o nome de TERESA. Segunda ela houve na escolha deste nome uma intenção de se parecer com TERESA DE JESUS, não com a grande santa espanhola, mas com a humilde carmelita de Lisieux.

A Melhor Professora

Foi professora de Geografia no Colégio de Santa Maria, da Congregação de Nossa Senhora do Loreto, em Calcutá. Mais tarde foi nomeada Diretora. Era uma excelente professora, sempre dedicada e atenta a todos os problemas de suas alunas.

Votos Permanente:

Em 24 de Maio de 1937 Faz a profissão religiosa perpétua.

A Iluminação por Deus

A iluminação de Madre Teresa segundo suas palavras:

"Em 1946, ia de Calcutá a Darjeeling, de trem, para fazer o meu retiro... Naquele trem, aos meus trinta e seis anos, percebi no meu interior uma chamada para que renunciasse a tudo e seguisse Cristo no subúrbios, a fim de servi-lo entre os mais pobres dos pobres. Compreendi que Deus desejava isso de mim..."

Sua luta

Quando os pobres de Calcutá morriam durante a noite pelas ruas, na manhã seguinte eram jogados no carro da limpeza como se fossem lixo. Ela não conseguia habituar-se a esse terrível espetáculo, ela não aceitava ver as pessoas morrendo de fome ou pedindo esmola pelas ruas.

Aos poucos com persistência, sua causa ganhou o apoio do Arcebispo e de sua Madre Superiora. Naturalizou-se indiana. Depois de abandonado o hábito da Congregação, a Irmã Teresa comprou um sari branco, debruado de azul e colocou-lhe no ombro uma pequena cruz. Este era seu novo hábito, estava vestida como uma mullher indiana.

Começou dando escola as crianças pobres, lições de higiene e de moral. Distribuía aos pobres donativos e palavras amigas. Sua fama espalhou-se rapidamente, a ponto de ser prontamente conhecida onde quer que fosse.

Tudo no início foi muito difícil. Mas sua coragem e persistência abriam-lhe portas.

Como Surgiu as Missionárias da Caridade

Mas uma outra benção de Deus foram as vocações que começaram a surgir precisamente entre as suas antigas alunas. A primeira foi Shubashini Das. Era uma linda jovem, dotada de bastante inteligência, filha de uma boa família. A Ordem das Missionárias da Caridade possui hoje mais 4.500 freiras e está em 133 países.

Cuidando dos moribundos

O primeiro trabalho com os doentes e moribundos recolhidos na rua era lavar-lhes o rosto e o corpo. A maior parte deles nem sabia o que era sabão e a espuma.

“Nós queremos que eles saibam que há pessoas que os amam verdadeiramente. Aqui eles encontram a sua dignidade de homens e morrem num silêncio impressionante... Deus ama o silêncio.” (Madre Teresa)

“Os pobres não merecem só que os sirvamos, merecem também a alegria e as Irmãs oferecem-na em abundância.” (Madre Teresa)

O Reconhecimento do Vaticano

A Congregação de Madre Teresa, foi aprovada pela Santa Sé em 7 de outubro de 1950. A obra de Madre Teresa cresceu rapidamente. Não trazia esquemas pré-fabricados. O ritmo e as iniciativas eram marcadas pelo inesperado de cada dia.

A Casa do Moribundo

No ano de 1952 andado pela rua avistou uma mulher agonizando no meio de escombros, roída pelos ratos e pelas formigas. Madre Teresa Recolheu-a e levou-a ao hospital mais próximo. Quando viram aquele semi-cadáver responderam a Madre Teresa que não havia lugar para atendê-la. Então Madre Tereza disse:

- Dêem-me um local que eu encarrego-me de tratar dos moribundos.

Deram-lhe duas grandes salas de um edifício anexo ao templo da deusa Kali denominado "Casa do Peregrino". A Freira mudou o nome para "Casa do Moribundo."

Até o Sacerdote de Kali, vê a santidade em Madre Teresa

Os bonzos não aceitam uma mulher católica junto ao templo da deusa Kali. Isto para eles era um profanação. Resolveram espiar todos os movimentos da religiosa afim de encontrar uma maneira de se desfazer dela. Tendo conhecimento deste plano, Madre Teresa apresentou-se ao sacerdote de Kali e disse-lhe:

- Se querem matar-me, matem-me agora mesmo, mas não façam mal aos meus pobres moribundos.

Ele ficou surpreendido com a atitude valorosa desta mulher que veio confirmar as boas informações já dadas pelos espiões:

- Observei com todo o cuidado a ação daquela mulher e a minha impressão foi de que, ao olhar para ela, me pareceu ver a própria deusa Kali em ação. Não façais, portanto, mal a essa mulher. (Sacerdote do templo de Kali)

Os sacerdotes da deusa Kali nunca deixaram de demonstrar-nos a sua amizade e até de dar-nos a sua colaboração, em muitos casos..." (Madre Teresa)

De Calcutá para o Mundo

Em 1 de fevereiro de 1965, A congregação ganha status de ordem pela Santa Sé. Logo se estende por toda a Índia. Em 1965, é fundada a primeira casa na América Latina, em Venezuela, na arquidiocese de barquisimeto.

Em 1967, abre outra casa em Roma, por desejo expresso de Paulo VI; mais adiante, João Paulo II entrega-lhe de presente uma casa dentro do próprio Vaticano.

A partir de 22 de Agosto de 1968 a Congregação estende-se por outras regiões: Ceilão, Itália, Austrália, Bangladesh, Ilhas Maurícias, Peru, Canadá, etc. Anos depois as Missionárias da Caridade abrem a sua primeira casa em Londres e fixam aí o aspirantado e noviciado para a Europa e América. Em 1973, abre uma casa em gaza, na Palestina. Abriu uma casa em Berlim oriental e na Rússia e em Cuba, época em que foi recebida por Mikhail Gorbachov.

Prêmios e condecorações

Em 17 de Outubro de 1979 Recebe o Prêmio Nobel da Paz. Ainda em 1979, João Paulo II recebe-a em audiência privada concede-lhe o cargo de melhor "embaixadora" do Papa em todas as nações, fóruns e assembléias do universo.

Em 28 de Junho de 1980, Skoplje nomeia-a "Cidadã Ilustre". Muitas universidades lhe conferiram o título "Honoris Causa". E ainda em 1980, recebe a Ordem "Distinguished Public Service Award" nos EUA.

Em 1985 recebe do Presidente Reagan, na Casa Branca, a Medalha presidencial da Liberdade a mais alta condecoração do país mais poderoso da terra.

Em agosto de 1987, vai à União Soviética e é condecorada com a Medalha de ouro do Comitê soviético da Paz

Sua saúde

Em setembro de 1989, sofre o seu segundo ataque do coração mas recupera-se e retoma o seu trabalho com mais ardor e vigor do que antes, apesar do marcapasso.

O Encontro com Deus

No dia 05 de setembro de 1997, faleceu depois de sofrer uma parada cardíaca.

Uma fila de quilômetros formou-se durante dias a fio, diante da igreja de São Tomé, em Calcutá, onde o seu corpo estava sendo velado. O cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano foi quem celebrou a Missa de corpo presente.

O Veículo que transportou o corpo do Mahatma Gandhi foi o mesmo utilizado para realizar o cortejo fúnebre da Mãe dos pobres.

Madre Teresa nas palavras de Dom. Demétrio Valentini

Faz poucos anos que ela faleceu. Ainda em vida, todos a reconheciam como santa. Concluído o seu testemunho com a morte, cabe-nos agora valorizar o exemplo de sua vida. É o que a Igreja quer simbolizar, com sua beatificação, que acontece neste domingo.

Aos poucos, ela foi se tornando conhecida, e se transformou em referência de bondade, e em apelo de solidariedade. Assim, foi atraindo outras pessoas a fazerem com ela, consagrando suas vidas a serviço dos pobres. A congregação que ela fundou foi se expandindo rapidamente, e se tornou um exército de bondade e de caridade (Dom. Demétrio Valentini)


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

3 Comentário(s).

Mostrando Opiniões




Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Mr.Tlaloc

Mr.Tlaloc

Usuário Assinante.

Yo no credo en Brujas, pero que las hay, las hay.


NOSSO CANAL NO YOUTUBE


ESPECIAL ASSOMBRADO.COM.BR


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1