Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Lilith – A primeira mulher de Adão?


Matérias - Enviado dia 15 de Agosto de 2005

Lilith – A primeira mulher de Adão?

Lilith é uma figura do folclore hebraico, assírio e babilônico originária de um espírito demoníaco que foi associado à noite. Foi retratada como uma linda jovem com pés de coruja e conhecida como “a rainha da noite”. Seria esta figura a primeira mulher de



Essa história me chamou a atenção quando uma mulher que trabalha comigo, e estudou em colégio de freiras, disse que mexeu em um livro proibido que trazia a história de Lilith.

Lilith é uma figura do folclore hebraico, assírio e babilônico originária de um espírito demoníaco que foi associado à noite. Foi retratada como uma linda jovem com pés de coruja e conhecida como “a rainha da noite”. Existem várias lendas a respeito dessa figura como demônio: ela surpreende os homens durante o sono e os envolve com sua fúria sexual; é mãe dos abortos; uma das rainhas dos vampiros juntamente com Nahema dente outras.

Esse demônio aparece em diversos textos como por exemplo a Torah assírio-babilônica, o Zohar e o Talmude (o livro dos Hebreus).
Mas a versão que mais me chamou a atenção é a de que LILITH FOI A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO. Sim, antes mesmo de Eva. Sabemos que as versões do Gênesis para a criação do mundo e principalmente na criação da mulher, são ricas em contradições e enigmas.

Em uma versão para o Gênesis, da tradição religiosa hebraica, que foi enriquecida por testemunhos orais de rabinos conta que Lilith foi criada a partir de pó negro e excrementos, condenada por Deus a ser inferior e submissa ao homem. Após consumir a união carnal com Lilith, Adão apaixonou-se e acabou distanciando-se da divindade.

Lilith reivindicava igualdade de agir , de escolher e decidir. Queria os mesmos direitos do homem visto que “eram feitos de pó, portanto sou tua igual”. Quando faziam sexo, ficava inconformada de ter que suportar o peso do corpo de Adão, de ter que ficar por baixo e indagava: “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Porque ser dominada por ti?”. Porém Adão se recusava a inverter as posições, certo de que havia uma ordem a ser seguida.

Vendo que não teria seus apelos atendidos, Lilith se rebelou, acusou Adão; blasfemou e foi embora rumo ao Mar Vermelho. Lá é onde habitam os demônios, segundo a tradição hebraica, um lugar maldito. Desde então, tornou-se noiva de Samael, o senhor das forças do mal.

Sentindo-se abandonado, Adão adormece. Quando acorda a procura e não encontra: “Em meu leito, pela noite, procurei o amor da minha alma. Procurei e não encontrei.” (Cântico 3:1). Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith e, para compensar sua tristeza, Deus resolveu criar Eva, exatamente como as exigências da sociedade patriarcal.

Segundo pesquisas esse trecho foi tirado da bíblia na época da inquisição, talvez para que ninguém identificasse uma bruxa como sendo “sagrada”; ou durante a transposição da verão jeovística para a sacerdotal.

Porém, (talvez por uma falha da igreja) Lilith é citada uma única vez na Bíblia, em Isaías 34:14: “Aí vão se encontrar o gato do mato e a hiena, o cabrito selvagem chamará seus companheiros; aí Lilit vai descansar, encontrando um lugar de repouso” (Bíblia Sagrada – Edição Pastoral).

Em uma outra Bíblia que eu tenho em casa, nesse mesmo capítulo e versículo a palavra Lilit é trocada por “demônio caprino” (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas).

Existem diversos relatos, textos, lendas e mitos em torno de Lilith. É claro que eu não achei essa história em livros proibidos, pois não tenho acesso a eles e nem a colégio de freiras, mas que é intrigante, isso é!


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

44 Comentário(s).

Mostrando as 5 primeiras.
  • dantee

    dantee | 9 de Março de 2013 | Escreva para o autor do comentário

    7 leitores gostaram da opinião | 1 reprovaram a opinião

    Talmude Babilônico.

    O texto de referência deste Talmude é a edição hebraica e inglesa, intitulada "The Babylonian Talmud" organizada pelo rabino Epstein. Esta edição foi publicada pela Socino Press, de Londres, em 1978.

    “De acordo com a lenda hebraica, Lilith teria sido formada assim como o homem à partir do barro, logo após a formação deste. Por esse motivo ela não teria aceitado uma posição inferior em relação ao homem, pois sendo criada da mesma forma, exigia os mesmos direitos, não aceitou uma posição submissa e assim desentendeu-se com Adão. No primeiro ato sexual Lilith não aceitou ficar por baixo, agüentando o peso do corpo do companheiro e exigiu ter também o direito ao gozo e ao prazer sexual. Como não foi atendida em seus anseios ela se revolta e pronuncia o nome "inefável" que lhe deu asas por meio das quais fugiu do Jardim do Éden. Assim Lilith abandonou Adão com quem não se entendia e foi para as margens do Mar Vermelho. Adão ficou só e reclamando, tendo medo da escuridão opressora. Daí haver uma relação entre Lilith e a Lua Negra, a escuridão da noite, por isso a associação dela com a coruja, o pássaro noturno. Segundo a tradição talmúdica, Lilith é a "Rainha do Mal", a "Mãe dos Demônios" e a "Lua Negra".

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • CLÁUDIA DE S. ROSA.

    CLÁUDIA DE S. ROSA. | 25 de Agosto de 2012 | Escreva para o autor do comentário

    1 leitores gostaram da opinião | 0 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    olha, se é veridico ou ñ,eu sei lá mas q é 'curioso' é!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • ggo

    ggo | 14 de Julho de 2012 | Escreva para o autor do comentário

    1 leitores gostaram da opinião | 0 reprovaram a opinião

    eu ouvir sobre lilith na serie de tv sobrenatural, lá ela era um demonio , sinceramente ñ entendi nada.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Sero

    Sero | 31 de Agosto de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    21 leitores gostaram da opinião | 29 reprovaram a opinião

    Não se trata da Igreja nem de nada, Lilith é parte do folclore hebraico, nunca existiu. Nunca é citada na Bíblia, a não ser em um único versículo de forma nada específica (existiam demônios chamados Lilith também).

    O papo de que a Bíblia foi manipulada pela Igreja é ignorante. Os originais estão aí pra provar. Descobertas comprovam. Os eruditos e estudiosos não acreditam nessa suposta "manipulação"

    Agora, isso é oportunismo. Sabe porquê? Pra poder criar doutrinas a todo momento. Por exemplo, seria igual eu falar: "Gente, a Bíblia falava que o Superman existia! É sério! A Igreja retirou esse trecho porque podia ameaçá-la, mas tinha!".

    Absurdos apenas, falsa erudição de pessoas que querem comentar sem saber. Incrível como as pessoas acreditam em qualquer baboseira mística, e não acreditam na Palavra.

    @andreee, você está errado, se quiser me mande um email e eu explico o que você não soube entender.

    Se alguém quiser me mande emails

    jaime-sanches@uol.com.br

    terei prazer em responder.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Paula

    Paula | 6 de Julho de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    14 leitores gostaram da opinião | 3 reprovaram a opinião

    É tudo uma questão de acreditar. Muitos aqui se levantaram para dizer que Lilith realmente existe e foi mulher de Adão antes da Eva. Por outro lado cristão diz que não, pois ñ está na bíblia. Podemos nós AFIRMAR isso?
    Acredito que não, pois cada um que comentou ou apenas leu aqui não estava em nenhum desses tempos e ainda que estivesse presenciado tudo isso muitos teriam a mesma atitude que a nossa: Discordar.
    Então, é muito fácil vir aqui e falar a tua verdade baseada na verdade dos outros. Vc escolhe se vai crer no que o politico falou ou não. Eu creio na biblía, não apenas pelo o que está escrito, mas pelos sinais que recebo após ler-la. O que, vão se levantar dizendo que são coincidências? Ah, está vendo ai, mais uma prova que se trata de acreditar ou não. Acho que tratando-se de antiguidade, só nso cabe crer ou não. Não tem como você ir na base e descobrir se é real ou não. A humanidade se corrompe fácil e por muito pouco.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
Ver todas as 44 opiniões.



Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Estela Macrina

Estela Macrina

NOSSO CANAL NO YOUTUBE


ESPECIAL ASSOMBRADO.COM.BR


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1