Matérias / Religião
Enviado por Roberto Ponciano em 3 de Setembro de 2007. Escreva para o autor
Conheça um pouco mais sobre o vinho, uma bebida tão milagrosa que cura e previne varias doenças graves.

Não se pode apontar precisamente o local a época em que o Vinho foi feito pela primeira vez, do mesmo modo que não sabemos quem foi o inventor da roda. Uma pedra que rola é um tipo de roda; um cacho de uvas caído, potencialmente, torna-se, um tipo de Vinho. O Vinho não teve que esperar para ser inventado: ele estava lá, onde quer que uvas fossem colhidas e armazenadas em um recipiente que pudesse reter seu suco. O Vinho popularmente e chamado de sangue de Jesus Cristo (Bebida Sagrada), no novo testamento Cristo trasformou litros de água em garrafões de Vinho, como seu primeiro milagre, uma bebida tão milagrosa que cura e previne varias doenças graves.
Os procionídeos, um dos compostos fenólicos que o Vinho contém, podem servir para modular os triglicérides e o colesterol do corpo, e assim para reduzir os riscos de enfermidades cardiovasculares (Infarto). Uma tese defendida recentemente na Universitat Rovira i Virgili (URV), de Tarragona, conseguiu determinar o mecanismo molecular pelo qual os procionídeos, de origem vegetal e bastante presentes na dieta mediterrânea, interagem no fígado, e como controlam a expressão dos genes. O estudo corrobora que, bebido com moderação e em caráter regular, o Vinho tem efeitos benéficos sobre o metabolismo do colesterol.
Nos vinhos são encontradas substancias tânicas, os polifenóis, extraído das cascas de uvas durante o processo de vinificação. Estes são os responsáveis por algumas das principais ações benéficas do Vinho. O resveratrol um poderoso antioxidante e antiflamatório também é encontrado no Vinho tinto e em maior quantidade nos tipos Cabernet, Sauvignon e Merlot. E esta quantidade de resveratrol difere conforme a região, o clima e o solo que a uva foi plantada.
Os Vinhos brancos não são fermentados com as cascas, somente os tintos, quanto mais polifenól o Vinho tem, mais intensa é sua cor. Porém os benefícios que o Vinho traz, se resumem ao consumo moderado da bebida, o ideal recomendado são 300 ml (2 canecas ou taças) para homens, e para as mulheres 300 ml (1 Caneca).
Uma das propriedades mais conhecidas do Vinho é que ele ajuda a baixar o LDL, o chamado colesterol ruim, e a aumentar o HDL, o colesterol bom, além de ser um grande aliado para quem quer ter uma vida longa e saudável, ele faz bem ao coração, cérebro, aparelho digestivo, previne o câncer, o aparelho respiratório urinário músculos esqueléticos, e, para quem tem diabetes o hábito melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio no paciente.
Estudos realizados em 98 e 99 apontam que o Vinho reduz 20% os riscos globais de câncer, a ação dos polifenóis desativam a proteína NF - Kappa B, que tem muita importância na iniciação do câncer.
Também pode ser considerado agente de beleza, pois ele inibe a ação dos Radicais Livres que agem no nosso corpo, os efeitos dos antioxidantes são superiores aos da vitamina C e E.
Pessoas que bebem moderadamente estão 30% menos sujeitas a acidente vascular cerebral isquêmico.Isso também acontece com as doenças virais de pulmão. Além do que o Vinho tem uma excelente ação anticoagulante.
Parte dos benefícios que o vinho traz encontram-se nas relações entre corpo e mente, o relaxamento que uma taça de Vinho proporciona após as refeições conseguem controlar melhor o Stress e depressão.
Este é um espaço para você expor suas opiniões, porém, evite ofensas, excesso de gírias ou palavrões.
* (campos obrigatórios)
Sobrenatural.org - Copyright 2001 2008. Todos os direitos reservados.
Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e podem não expressar a opinião da Sobrenatural.Org.